Home > Publicações > Notícias

Ministério lança nova edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte

Por Juliana Sebusiani 27/11/2019

O Ministério da Cidadania instituiu a sétima edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte destinado a homenagear empresários apoiadores de projetos desportivos e paradesportivos de que trata a Lei nº 11.438/2006 (Lei de Incentivo ao Esporte). Dentre os dispositivos legais está o que prevê a possibilidade de pessoas jurídicas (e físicas) destinarem parcela de seu Imposto de Renda em benefício de projetos propostos por entidades esportivas, previamente aprovados pelo órgão.

A premiação abrange várias categorias: Pessoa Física, Rendimento, Participação, Educacional, Esporte do Estado, Melhor Amigo do Esporte e Melhor Amigo da Federação. Como o objetivo principal é reconhecer e estimular os apoiadores que mais contribuíram para o fortalecimento do desporto, o critério de seleção, para os ganhadores de cada categoria, se dará pelo quantitativo total do valor aportado no patrocínio de projetos. As exceções são para as categorias Melhor Amigo do Esporte e Melhor Amigo da Federação. Essas terão seus vencedores selecionados com base no número total de projetos aportados e com incentivo no maior número de unidades da Federação, respectivamente.

O Ministério da Cidadania, por intermédio do Departamento de Incentivo ao Esporte, vai coordenar e monitorar as ações para a concessão da premiação. A Portaria nº 2.203/2019, que instituiu a nova edição do prêmio, foi publicada no último dia 20, no Diário Oficial da União.