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Covid-19: INSS iniciará atendimento presencial de beneficiários em julho

Por Juliana Sebusiani 24/06/2020

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou até 10 de julho, o atendimento remoto de seus segurados e beneficiários. A medida foi anunciada pela Portaria Conjunta nº 22/2020, publicada na última segunda-feira, no Diário Oficial da União.

Atendimento presencial

Segundo a norma, a partir do dia 13 de julho, ocorrerá o retorno gradual e seguro do atendimento presencial nas agências da Previdência Social. O suporte será realizado exclusivamente às pessoas com agendamento prévio feito por canais virtuais e a serviços que não possam ocorrer remotamente como as perícias médicas, avaliações sociais e reabilitações profissionais.

Para tanto, o instituto definiu protocolo composto de um conjunto de orientações e providências sanitárias. O INSS, no entanto, deve possibilitar o trabalho remoto para servidores que são do grupo de risco ou que possuam algum impedimento específico relacionado ao Covid-19.

Com o objetivo de informar amplamente a população, o órgão disponibilizará em sua página na Internet, plano de ação, painel eletrônico contendo dados sobre o funcionamento das agências e relatórios de acompanhamento dos resultados das medidas de retorno adotadas.

Cada agência adotará providências para o dimensionamento dos atendimentos, organização dos espaços e dos processos de trabalho, bem como para as medidas de desinfecção de ambientes e de proteção individual/coletiva. As unidades, que não tiverem condições de promover o retorno gradual do atendimento presencial, permanecerão em regime de plantão reduzido, destinado, apenas, a orientar os segurados quanto aos canais de acesso remoto.